fbpx

Pandemia. Há quase um ano esse tem sido o assunto em todas as rodas de conversa. Na família, no trabalho, home office, no ônibus, no transporte público em geral. Quais as precauções, cuidados, como evitar; sintomas iniciais, tratamento precoce. Ou seja, não faltam opiniões de especialistas de plantão. E esses especialistas surgem de cantos inesperados. É preciso peneirar quem e o que ouvir. A quem e ao que dar atenção.

Porém, a novidade do momento é a vacina. Sim, prevenindo da covid-19. Vacina da Fiocruz e do Instituto Butantan. Quem é do nível de prioridade e quem pode ir para o fim da fila. Quem deve, quem pode e quem não precisa ser vacinado.

Você está em tratamento e toda a família se preocupa. Qual vacina tomar? Quando?

Pacientes em tratamento oncológico, com hemograma normal, poderão ser vacinados. Não importa se esse paciente ainda está em tratamento.  Uma das poucas exceções é para pacientes transplantados.

Siga a orientação do seu médico. Não importa se você é um paciente em tratamento de quimioterapia ou imunoterapia.

Ao serem vacinados, os pacientes que estão sob tratamento quimioterápico devem prestar atenção à data, escolhendo um dia próximo ao hemograma recuperado. Ou seja, pertinho do próximo ciclo, quando o resultado do hemograma é favorável. Fora isso, nenhuma outra precaução deve ser tomada.

Mantenha sempre os níveis máximos de higiene, o uso da máscara e demais cuidados recomendados.

Categories:

Tags:

Comments are closed